Salvador recebe 10º ENAMP – Encontro Nacional das Meninas de Peito

Evento contará com a participação de 100 mulheres em tratamento ou que já enfrentaram o câncer de mama

O grupo de apoio Meninas de Peito foi criando há 6 anos no Facebook por jovens pacientes em tratamento contra o câncer de mama. O que era apenas uma plataforma online para facilitar o contato entre as amigas, se tornou uma importante ferramenta de suporte psicológico e emocional para mulheres de todo o Brasil que enfrentam a doença.

Atualmente o grupo conta com mais de 5 mil mulheres entre pacientes de câncer de mama e outros tipos. Por ser uma comunidade online fechada, as participantes têm total liberdade para falar sobre o tratamento, compartilhar dúvidas sobre a temida quimioterapia, efeitos dos medicamentos, comemorar resultados de exames, trocar dicas de maquiagem, lenço, perucas, cremes e outros “segredinhos” que ajudam a elevar a autoestima e driblar os efeitos colaterais das fortes medicações.

Último ENAMP – realizado em São Paulo (2016)

No dia 28 de outubro, pela 10ª vez, esse apoio virtual se transformará em abraços mais do que reais. “É engraçado porque a sensação que temos ao encontrar essas companheiras de luta é de que já nos conhecemos há muito tempo. Em muitos casos, conversamos mais com as amigas do grupo do que com as nossas amigas mais próximas”, destaca Marina Maior, médica, paciente oncológica e fundadora do grupo.

O 10º ENAMP será realizado na Buffet Gula e Arte (Rua Silvadir F. Chaves 344, Jardim Carapina, Lauro de Freitas). A festa contará com a presença de 100 mulheres de todos os cantos do Brasil e uma agenda repleta de diversão. “Queremos que todas as pacientes com câncer saibam que não estão sozinhas e que câncer não significa o fim. Ele pode ser o recomeço de uma história. No grupo nos deparamos diariamente com mulheres que passaram ou estão passando pelo tratamento e o encarando das mais diferentes formas, mas todas com o único intuito de ser uma rede de apoio mútuo”, diz Nilza Batista que participa do grupo há 5 anos e assumiu a responsabilidade de organizar o evento em Salvador.

Assim como acontece no Facebook, o encontro presencial é fechado ao público e exclusivo para as participantes do grupo Meninas de Peito.

 

Comentários